CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA
SEJA BEM-VINDO!
O LAR DOS IDOSOS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA foi fundado em 1923 pela Conferência Santo Antônio, adquirindo personalidade jurídica em 1936. Em 2004, foi alterada sua razão social para Lar dos Idosos Santo Antônio de Pádua de Venda Nova da Sociedade de São Vicente de Paulo, obra esta vinculada ao Conselho Central Imaculada Conceição de Venda Nova.
O Lar configura-se como uma Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI. É uma associação civil de direito privado, filantrópica, beneficente, sem fins lucrativos e oferece um dos serviços da Proteção Social Especial da Alta Complexidade da Política Nacional de Assistência Social – PNAS. Conta com parceria junto à Prefeitura de Belo Horizonte.
O seu objetivo é oferecer serviços e atendimentos que possibilitem o bem-estar integral do idoso, proporcionando melhoria contínua da qualidade de vida. Atualmente, possui capacidade para atender 38 idosos.
atividades internas
Para oferecer um acolhimento de qualidade aos idosos, o Lar conta com uma equipe multidisciplinar: assistente social, enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, terapeuta ocupacional e cuidadoras .
Contamos ainda com um grupo de voluntários que enriquecem o dia a dia dos idosos com acupuntura, massoterapia, ginástica, artesanato, dança, oficinas, dentre outras atividades diversas.
Pensando no bem-estar e sociabilização dos acolhidos, mantemos uma agenda anual de eventos culturais e recreativos. Todos os domingos há a celebração de missa na Capela do Lar com a participação dos idosos e da comunidade. Mensalmente temos o
Almoço Beneficente aberto ao público.
Sociedade de São Vicente de Paulo
A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos que reúne homens, mulheres, jovens, crianças e adolescentes. Dedicada ao trabalho cristão de caridade, a Sociedade foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de 6 jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé católica de seus membros.
Os jovens estudantes, liderados por Antônio Frederico Ozanam, procuravam, com a criação da “Conferência de Caridade”, criar um espaço onde pudessem fortalecer sua fé contra as ideologias materialistas difundidas naquela época, por meio do serviço aos necessitados. O núcleo inicial foi mais tarde colocado sob o patrocínio de São Vicente de Paulo, sacerdote e santo francês que dedicou toda a sua vida ao serviço aos mais pobres.
Rapidamente a Sociedade espalhou-se pelo mundo e já está presente em mais de 150 países. Em seu trabalho caritativo auxilia diariamente cerca de 30 milhões de pessoas, por meio da dedicação dos cerca de 800 mil voluntários que formam a SSVP em todo o planeta.
No Brasil, a instituição foi fundada em 1872 na cidade do Rio de Janeiro, onde foi criada a primeira conferência de caridade no país. Atualmente, mantém creches, lares de idosos, escolas e outros projetos sociais, ao lado da obra principal que é a visita e o contato semanal com milhares de famílias em necessidade, assistidas pelas conferências vicentinas.
Essa atuação foi reconhecida com o prêmio “Direitos Humanos – Categoria Idosos”, oferecido pelo governo federal e também com o recebimento, em 2013, da Medalha do Mérito Legislativo, oferecida pela Câmara dos Deputados.
diretoria e equipe TÉCNICA
A Diretoria do Lar é formada por vicentinos voluntários:
Presidente: Rozângela R. Santos
Vice-presidente: Maria da Conceição Lima
1ª Secretária: Orleni Costa Miranda Gomes
2ª Secretária: Geraldo Marinho Gomes
1º Tesoureiro: Raymundo Wilson Cunha
2ª Tesoureira: Maria Vanda Nunes de Oliveira.
Equipe Técnica:
Coordenador(a) Adm. R. técnico(a) : Juliana Moreira
Assistente Social: Juliana da Silva
Assistente Social: Daniela Ferreira
Fisioterapeuta: Jacqueline Malaquias
Nutricionista: Mariana Liberato de Carvalho
Psicóloga: Carolina I. Damazo Lopes